A Genialidade do Song Pop!

Não se consegue mais de 2.100.000 usuários mensais sem nenhum reforçador.

Para quem ainda não conhece o jogo, é um app no Facebook! Se quiser dar uma olhada para ver como é, clique aqui.

Hoje não estou aqui simplesmente como um jogador de Song Pop, nem mesmo um reviewer de games. Mas resolvi procurar entender o que estava me fazendo jogar tanto esse jogo, já que ele se encaixa em uma categoria que eu tenho muita aversão, que é a de “aplicativos do facebook”.

Como qualquer outro jogo, foi desenvolvido para que as pessoas joguem cada vez mais! Então, como prender o público? A resposta é simples: saiba os reforçadores que os mantém no jogo.

Primeiramente, vou falar sobre o tema. Música é de gosto mundial! Aqui no Brasil, a maioria dos homens acham que são os maiores entendedores de futebol, talvez no Japão todos falem sobre assuntos tecnológicos como se fossem desenvolvedores… a questão é que, pelo fato de música ser um tema mundial, é comum achar que a gente entende mais que o outro. Aparentemente saber mais de música que outra pessoa, pode ser extremamente reforçador em um jogo!

Os sons do jogo… quando você acerta uma música, o som incentiva muito a você acertar a próxima! E quando você acerta várias músicas seguidamente, você ganha mais pontos para encher a estrelinha. Posso dizer que, com certeza, conseguir estrelinhas é muito reforçador pra mim!

Uma vez que a estrelinha está cheia, você libera mais músicas na categoria! Ou seja, você tem a promessa de novos reforçadores, então mesmo que não estiver tão divertido o jogo, você tem a esperança de conseguir mais músicas, tornando o jogo mais divertido.

Falando em categorias, tem para praticamente todos os tipos de gosto! Como cada hora é um competidor que escolhe a categoria, muitas vezes não é tão reforçador jogar. No meu caso, por exemplo, gosto das categorias 2000’s Rock, Hard Rock e 90’s Alternative, mas independente disso, eu jogo categorias como Funk Carioca e Pagode & Samba. No meu caso, isso claramente se classifica como um tipo de reforço intermitente, o que significa que apenas algumas respostas minhas serão reforçadas. Ou seja, jogar em categorias que eu não gosto não se caracteriza como reforço. Talvez os desenvolvedores do jogo não sabiam da teoria, mas acertaram muito na prática! Esse tipo de reforço é usado quando se quer chegar a uma alta taxa de respostas! Traduzindo, privando você de jogar toda hora nas categorias da sua preferência, pode fazer com que você jogue mais!

Por último, quero falar das moedas. É um tipo de reforço bem óbvio, mas eu acho muito bacana o jogo reforçar mesmo quando você perde! Ao ganhar, você conquista 3 moedas (que podem ser usadas para comprar listas e power ups), mas se caso o jogador perder, mesmo assim ganha 1 moeda. Se eu dependesse das vitórias para conseguir dinheiro, certamente eu não estaria tão animado com o jogo.

É claro que existem muitos outros motivos para o sucesso do jogo, como o layout, a aceitação da galera, etc., elenquei apenas alguns. Agora eu vou lá jogar Song Pop. Até mais!

Anúncios

Um comentário em “A Genialidade do Song Pop!

  1. […] Ainda na vibe de análises comportamentais, falei sobre Song Pop só para ter uma desculpa para a quantidade de tempo que eu passava jogando, hahaha. [ver post] […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s