Por que assistir Sons of Anarchy?

Meu primeiro contato com Sons of Anarchy foi no canal FX. Não sei precisar a temporada, mas a ideia de uma gangue de motoqueiros traficantes de armas me agradou muito, então resolvi baixar as quatro temporadas disponíveis, por torrent. Clique aqui para baixar também.

Pois bem, demorei para assistir a primeira temporada, depois devorei todas as outras.

Sons of Anarchy (SoA) começa contando a história de Jackson Teller, vice-presidente do grupo de motoqueiros. Jax tem em posse as cartas do falecido pai, que costumava ser o presidente dos SoA (ou SAMCRO). As cartas evocam sentimentos de nostalgia, com confusão. Jax começa a perceber que o clube não caminha para onde seu pai esperava, e ao longo das temporadas, tem que conciliar o clube com seus interesses pessoais.

Sons of Anarchy se difere de seriados como Dexter, por exemplo, que a trama é centrada em um protagonista e, depende praticamente só dele o rumo da série. Por diversas vezes os outros personagens têm função de protagonistas, devido a tamanha exploração de seus papéis. Se você não quiser saber sobre os personagens, pule direto para a trama.

Sem spoilers, vou falar um pouco sobre alguns deles.

Apresentação dos personagens.

askduhasuidahsd

Jax Teller: jovem e confuso. Obviamente, é o personagem mais explorado da série. Talvez a principal característica do Jax é sua determinação. É como um animal furioso e por vezes impulsivo, perigoso até para si mesmo. Um kamikaze.

Clay Morroy: co-fundador do clube, era melhor amigo de John Teller, pai do Jax, e agora é casado com Jemma Teller, mãe do Jax. Clay é o presidente do clube, arrogante, inteligente, irritante. Clay é o tipo de cara que é capaz de fazer qualquer coisa para sobreviver.

Gemma Teller: mãe de Jax. Sua prioridade é certamente a família. É declaradamente uma vadia, no sentido de que pode passar por cima de muita coisa, e de muita gente, para preservar sua família. É protetora, mas às vezes faz algumas escolhas erradas.

Bobby Munson: sorrateiramente, várias vezes Bobby dá as cartas. Não que isso seja uma coisa ruim. Ele é sábio e não chama muita atenção para si, sendo de grande importância para as coisas funcionarem entre os animais do clube.

Opie: melhor amigo do Jax, o grandalhão é dividido entre o clube e sua família, que não aceita o clube. Seus conflitos são pesados e ele passa por maus bocados durante a série, que afeta sua amizade com Jax e isso afeta diretamente o clube.

Tig: braço direito de Clay. Tig é o que mais precisa do perdão dos rapazes do clube, ele parece ter tendência a pisar na bola, mas isso sempre dá histórias bacanas!

Chibs: “Jackie boooy!” o sotaque do irlandês com cicatrizes na bochecha é muito legal! Eu o vejo como leal e confiável. Chibs traz ótimas ligações externas ao clube e dentro, ele exerce um papel de pai para Jax.

A trama: Seguir regras x Agir pelas consequências

Melhor seria se eu dissesse as tramas. Das séries que eu conheço, Sons of Anarchy é a que melhor trabalha as relações interpessoais. Kurt Sutter, que além de produtor executivo, é um personagem, Otto, demonstra bastante ousadia e inteligência. É como se ele tivesse criado um labirinto e se desafiado a passar por ele com maestria, e até agora, está conseguindo.

Esse labirinto seria formado por um emaranhado de personagens, um foco principal e diferentes motivações individuais de cada um. Em soma a isso, tem também as diferentes regras. Os personagens têm um código de conduta dentro do grupo de motoqueiros, têm que conciliar com a lei (até certo ponto, já que eles são criminosos), e com códigos de conduta pessoal. A série deixa isso muito claro, então os conflitos são riquíssimos e as soluções parecem não existir. E de fato, em alguns casos infelizmente não existem.

Recentemente eu vi a season finale da 7° temporada de Dexter e mais uma vez, Dexter livrou-se matando o problema. Literalmente. Isso não existe em Sons of Anarchy.

Se algum integrante tem algum problema com algum outro grupo, mas o clube tem alguma ligação profissional com o grupo, o integrante nada pode fazer. O mesmo vale se alguém tem algum problema interno. E acredite, sempre vai ter! E problemas sérios.

Cada integrante parece ser marginal de sua própria vida, um escravo de suas ações. A angústia de ter que renunciar suas vontades por sobrevivência, a tristeza de ter que tomar alguma atitude sobre alguém de dentro, o desespero de saber a verdade e não conseguir provar para seus irmãos… São todos sentimentos iminentes e gritantes na série!

Outro ponto que serve de peneira na série é a violência. De acordo com Los Angeles Times, SoA se tornou a série mais violenta da televisão. Isso me encanta, me satisfaz. É como se todos os personagens estivessem a beira de um colapso, de uma implosão que poderia ferrar a vida de muita gente.

A série traz assassinatos, estupro, suicídio, sequestro, traição, abuso de drogas e escolhas erradas, e por se trabalhar com muitos personagens, você se sente intimamente ligado a todos eles! Diferentemente de séries como Dexter, por exemplo, que você sabe que Dexter não vai morrer durante a série. Se não existe um personagem principal, tudo pode acontecer e você vai se afetar muito.

A trilha sonora.

Se você procurar algum vídeo no youtube, vai encontrar bastantes spoilers, mas vai ver o quão boas são as músicas! Seguem o estilo de blues rock, e com maestria passam a sensação de velho oeste atualizado, da selvageria de guerra entre gangues.

Você pode baixar a trilha sonora clicando aqui.

Enfim, é a série mais brilhante e que mais me emociona atualmente. Realmente não entendo ela não ter audiência no Brasil…

E se você gosta de séries chocantes, também recomendo Breaking Bad e The Walking Dead.

Meu filho assistirá a Sons of Anarchy.

Anúncios

3 comentários em “Por que assistir Sons of Anarchy?

  1. Camila disse:

    Fiquei MUITO feliz com esse post de Sons of Anarchy!
    Só descobri a série faz pouco tempo, mas gostei de cara e ficou cada vez melhor!
    PS: Falta um post de Breaking Bad agora rs… um com spoilers, sobre a evolução do Mr. White e do Jesse ia ser demais!!! 😀

  2. […] Por que assistir Sons of Anarchy? Sério, vocês precisam assistir. [ver post] […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s